Pentecostense Beatriz Azevedo é selecionada para participar da COP 30
Com suas origens vindas do interior do Ceará, da cidade de Pentecoste, Beatriz Azevedo de Araújo, 31, lembra com clareza da sua conexão com a natureza desde pequena, herança da sua família.
Era banho de rio, mergulhos em açudes e viagens de carro pelo litoral do Nordeste. A sua formação cristã também a aproximou do cuidado com o meio ambiente, pois acredita que tudo foi feito por Deus e necessário à sua preservação.
O senso de justiça é algo que também ficou claro desde muito cedo, quando não compreendia o porquê as pessoas aceitarem a desigualdade social e as injustiças tão profundas.
“Fortaleza é muito desigual, o Ceará é muito desigual, o Brasil é muito desigual e isso sempre me incomodou. Nunca vi isso com naturalidade”, ressalta.
Assim sua escolha em cursar Direito veio de forma natural, em busca de mais justiça na sociedade. Ao se aprofundar, descobriu o Direito Ambiental, algo que mudou sua vida.
Atualmente, é presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB – Secção Ceará, representou a OAB no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) e é empresária. Ano passado, fundou a Aba Climate Solutions, empresa de financiamento climático e sustentabilidade, com foco principalmente em empresas, mas também com projetos com o terceiro setor e com o governo.
Após algumas vivências internacionais junto à Organização das Nações Unidas, defendendo a agenda ambiental, no mês passado, Beatriz tornou-se a única cearense pré-selecionada para o título de Jovem Campeão da COP 30, que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro deste ano.
Texto originalmente publicado no Jornal O Povo
Comente
Nenhum comentário :