Pentecoste: Comitê do Curu discute sobre manejo de resíduos sólidos e águas subterrâneas na região
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu, em parceria com a Cogerh, realizou nesta na última quinta-feira (5) sua 90ª Reunião Ordinária na Câmara Municipal de Pentecoste.
A reunião iniciou com a apresentação do superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos do Vale do Curu/CORES – VALE, Daniel Gomes, que abordou o papel do consórcio. O projeto, iniciado em 2004, tinha como objetivo a implantação de estruturas ambientais adequadas, com destaque para a construção de aterros sanitários na região do Vale do Curu, especificamente no município de Itapajé.
Contudo, uma nova proposta foi apresentada, direcionando o foco para a coleta seletiva de lixo e a possível implantação da reciclagem.
Daniel também explicou a Política Nacional de Resíduos, detalhando o papel dos municípios nesse contexto. |
Em seguida, a Gerência de Projetos da Cogerh apresentou ações voltadas para a segurança hídrica na região do Curu, com ênfase no uso da água subterrânea. O técnico Guilherme Filgueira destacou o potencial hídrico subterrâneo do campo de dunas entre Pecém e Paracuru, apresentando atividades realizadas pela Companhia, como levantamento bibliográfico, cadastro dos pontos d’água, levantamento geofísico e mecânico, além de testes de aquíferos (piezômetros) e batimetria da lagoa do Pecém.
A técnica Ana Lúcia Maia também fez uma apresentação sobre o cadastro de poços e o diagnóstico de vulnerabilidade do aquífero Barreiras, localizado no município de Paraipaba. O estudo visa subsidiar a gestão e controle da reserva aquífera, possibilitando ações preventivas no uso dos recursos hídricos e na mitigação de contingências hidrológicas e ambientais.
Por fim, os membros do Comitê ouviram relatos sobre as previsões para o inverno de 2025, com contribuições dos profetas da chuva da Bacia do Curu.
Fonte: Cogerh
Comente
Nenhum comentário :