Pentecoste conquista o Selo UNICEF Município Aprovado 2021/2024
"Gostaríamos de parabenizar a todas as Secretarias e servidores públicos que contribuíram para o alcance da nossa meta, em especial nossa Articuladora Municipal, Vilânia Freitas, e as profissionais Ana Cláudia Queiroz, Michelly Araújo e Marília Mota, mobilizadoras das políticas de Assistência Social, Educação e Saúde, respectivamente. O empenho e a dedicação de cada um foram essenciais para esta conquista", disse a Secretaria de Assistência Social Anamelia Silva.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reconheceu, nesta quarta-feira (6), os estados que tiverem as melhores políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Entre os 923 municípios brasileiros premiados com o Selo Unicef, está o município de Pentecoste.
O município foi reconhecido com o Selo Unicef por se empenhar em melhorar a primeira infância e a adolescência, com a implementação de creches, a transição de jovens para o mundo do trabalho, investindo na saúde física e mental dos meninos e meninas, além de promover hábitos de higiene e acesso à água limpa. Foram levadas em consideração as ações de proteção contra violência para crianças e adolescentes, assim como as políticas de proteção social às famílias vulneráveis.
Entre os destaques das cidades premiadas está a quantidade de crianças imunizadas, que supera a média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral (D2) aumentaram 2,6%, saindo de 64,27% para 65,91%, nos municípios certificados houve um crescimento de 17,7%, indo de 56,4% para 66,4%.
A evasão escolar diminuiu mais nos municípios reconhecidos do que no cenário nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%. Já nos 923 municípios certificados, a queda foi mais expressiva, com a diminuição de 47%.
CRIANÇAS PROTEGIDAS
As cidades premiadas tinham como com um dos requisitos para receber o Selo Unicef utilizar o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), utilizado pelos Conselhos Tutelares para realizar os atendimentos e encaminhamentos de ações para combater as violações de direitos de crianças e adolescentes . Com a adesão à plataforma, os registros de casos de violências contra crianças e adolescentes aumentaram mais de 60 vezes, passando de 1.775 em 2020 para 109.947 em 2023. Já na média nacional, foi contabilizado um aumento de 5 vezes, saindo de 118.995 para 578.859.
Com informações do Jornal OpiniãoCe
Comente
Nenhum comentário :