Pentecoste: Centro de Pesquisa promove minicursos de Aquicultura para estudantes de escola pública de Granja
Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), por meio do Centro de Pesquisa Rodolpho von Ihering, em Pentecoste/CE, realizou dois minicursos voltados para alunos do 2º ano do Curso Técnico em Aquicultura da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Guilherme Teles Gouveia, do município de Granja/CE. Ao todo, 34 estudantes, acompanhados de dois professores, tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas de Tecnologia do Pescado e Reprodução Artificial de Tilápia, com aulas teóricas e práticas ministradas por especialistas.
.Os minicursos foram conduzidos por Natiane Pimentel, responsável pela área de Tecnologia do Pescado, e Francisco Lucas, estudante de biologia, que abordou a Reprodução Artificial e a Tilapicultura. O chefe do Centro de Pesquisa, Alexandre Rodrigues, também esteve presente, coordenando as atividades e garantindo que os alunos pudessem vivenciar o processo completo da aquicultura em ambiente controlado.
Durante o minicurso de Reprodução Artificial de Tilápia, que ocorreu no período da manhã, os alunos vivenciaram todos os manejos da reprodução artificial que se inicia com a captura de reprodutores até a transferência das pós-larvas para os viveiros, passando por todos os processos para atingir a coleta de ovócitos e sêmen e aplicação de hormônios.
Já na parte de Tilapicultura, fizeram a escolha de reprodutores de boa linhagem, o acasalamento, captura de pós-larvas e ovos, a preparação de ração para masculinização (reversão sexual) e alimentação.
.Já no minicurso de Tecnologia do Pescado, realizado no período da tarde, os estudantes aprenderam desde a captura e abate dos peixes até os processos de descamação, evisceração e filetagem. Além disso, tiveram a oportunidade de trabalhar com a preparação de receitas e produção de produtos derivados do pescado.
Esses cursos integram as iniciativas do DNOCS para promover a formação técnica em aquicultura, proporcionando aos alunos o contato direto com as práticas essenciais para o desenvolvimento da aquicultura continental, uma atividade de grande importância para o semiárido brasileiro.
Fonte: Dnocs
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