UFC reúne-se com Secretaria da Educação do Estado para ampliar aprendizagem cooperativa na educação integral
Foi realizado no início de abril, uma reunião com representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a secretária da Educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela, e equipe para tratar de colaboração mútua e projetos envolvendo aprendizagem cooperativa e protagonismo estudantil na rede pública, que se somarão à política estadual de universalização das escolas estaduais de tempo integral no ensino médio.
Em um primeiro momento, o Prof. Manoel Andrade Neto, coordenador de Articulação entre Universidade e Educação Básica da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), apresentou o mais recente projeto da UFC na área de aprendizagem cooperativa e solidária, em curso desde que a Coordenadoria de Articulação entre Universidade e Educação Básica (COART) foi criada dentro da estrutura da EIDEIA, em setembro do ano passado.
Andrade fez também uma breve explanação sobre as origens do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), sua configuração atual e como devem ser as etapas de formação e atuação dos bolsistas da UFC na parceria. Tratou-se ainda da possibilidade de cessão de uma equipe de professores da SEDUC para trabalhar com a COART na concepção do projeto, que deverá durar dois anos nesta primeira edição e envolver estudantes de todos os campi da UFC.
“Um dos critérios para ingressar é o bolsista ter consciência da importância da escola pública. Outro é ter facilidade de trabalhar em equipe. Serão cerca de 300 alunos atuando como monitores da educação integral em diversos municípios”, adiantou Manoel Andrade. “Para os estudantes que já participaram do PRECE [projeto extensionista que introduziu o método na UFC] e do PACCE, a iniciativa ganhou um novo sentido. Com a universalização do ensino integral, o programa ocupará o tempo e dará liderança e autonomia a essa juventude. Isso é muito transformador”, opinou o reitor Custódio Almeida.
“O estado do Ceará ganha muito com essa reconexão entre a UFC e a Secretaria. A ideia é consolidar um modelo e apresentá-lo para o resto do Brasil, com dados que permitam a replicação em qualquer escola. Podem contar comigo e com a SEDUC”, posicionou-se a secretária Eliana Estrela.
A Lei nº 14.640/2023, que institui nacionalmente o Programa Escola em Tempo Integral no Brasil, dispõe sobre a necessidade de reorientação curricular e diversificação de materiais pedagógicos para a implementação do regime. A aprendizagem cooperativa e o protagonismo estudantil são princípios fundantes da educação integral, sendo bastante valiosos nesse contexto.
O próximo encaminhamento será a formação de um grupo de trabalho UFC-SEDUC para a preparação dos editais de seleção dos bolsistas de graduação que atuarão nas escolas.
Além do reitor, da secretária e do Prof. Manoel Andrade, participaram do encontro a Profª Maria Elias Soares, coordenadora da EIDEIA-UFC; a pedagoga Adriana Madja, também da EIDEIA; e as servidoras da SEDUC Gezenira Rodrigues, coordenadora de Educação Integral e Complementar da secretaria, e Aline Matos, representante da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil da pasta.
Com informações da UFC
Comente
Nenhum comentário :