Outubro Rosa: 40 mulheres de Pentecoste realizam exame de mamografia
No último sábado (7/10) foi dia de cuidar da saúde para a agricultora Maria Gonçalves, de 47 anos. Com a ampliação do horário de atendimento de dez policlínicas regionais, vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará, neste mês de outubro, Maria veio do município de Pentecoste até Caucaia para realizar uma mamografia. A agricultora faz acompanhamento na Policlínica Dr. José Correia Sales desde que foi diagnosticada com câncer de mama, há dois anos. Já curada da doença e fazendo o tratamento de hormonioterapia, ela foi encaminhada para o equipamento de atenção secundária para realizar o exame de rotina. “Tenho que estar sempre fazendo os meus exames. Infelizmente, minha avó faleceu de câncer de mama e duas tias também tiveram o mesmo problema. Então, estou sempre atenta”, diz.
Maria Gonçalves veio do município de Pentecoste até Caucaia para realizar uma mamografia |
Por todo o mês de outubro, as ações de prevenção contra o câncer de mama estão sendo intensificadas no Ceará. Para a realização de exames como mamografia e ultrassonografias mamárias, dez Policlínicas Regionais funcionarão todos os sábados deste mês, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os equipamentos estão localizados nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Crato, Pacajus, Maracanaú, Sobral, Tauá, Caucaia e Iguatu e irão realizar os exames já agendados pela regulação dos municípios.
A oferta desses procedimentos teve início neste sábado (7). Segundo a diretora-geral da Policlínica de Caucaia, Josefa Cavalcante, a cada sábado, mais 50 mulheres serão atendidas semanalmente, de acordo com o cronograma já estabelecido com os municípios daquela região. “Iniciamos os atendimentos extras em setembro e iremos realizar 200 mamografias a mais, mensalmente, até dezembro. A cada sábado, atendemos um município da nossa região. Também estamos aproveitando para avisar sobre as mamografias para as mulheres que estão acompanhando os pacientes em outros exames, para que elas façam seus exames o mais rápido possível”, destacou a gestora.
Via Governo do Estado
Comente
Nenhum comentário :