Eleições 2020 em Pentecoste: fim das coligações vai obrigar partido a formar lista completa de candidatos
Uma novidade para as eleições de 2020 é o fim das coligações partidárias. No ano que vem, os partidos serão obrigados a montarem estratégias para conseguirem uma cadeira no legislativo. A um ano das eleições municipais, várias agremiações já se articulam para esse novo momento da política local.
Os especialistas dizem que a partir de agora os vereadores se tornarão pequenos líderes, com votos pessoais, e que isso pode até mudar a relação entre os prefeitos e as câmaras municipais.
No antigo modelo, prevalecia as coligações entre partidos, que de certa forma, o eleito não era o “dono” do voto, mas dependia muitas vezes desses arranjos partidários para conseguir êxito. Há que diga que isso poderá modificar inclusive a relação das Câmaras com os prefeitos, pois agora o vereador eleito poderá bater no peito e dizer, "eu fui eleito e os votos foi fruto do esforço e empenho pessoal". Vamos aguardar 2020 para saber como essa nova forma irá funcional na prática.
Vale lembra que em Pentecoste nas eleições anteriores, pelos menos 50% dos candidatos não atingem 100 votos, são os chamados “buchas de canhão” , esse deverão sair de cena, pois, o que vai valer a partir agora é o maior numero de votos possíveis para garantir uma cadeira no legislativo.
Comente
Nenhum comentário :