Garantia-Safra será pago a agricultores de 133 municípios do Ceará.
Foto - (Sead)
Ceará (CE): Aratuba; Baturité; General Sampaio; Massapê; Pacajus; Pindoretama e São João do Jaguaribe.
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) publicou nesta segunda-feira (6) a autorização do pagamento do Garantia-Safra para mais de 61 mil agricultores familiares de 133 cidades do Nordeste do país. Os estados contemplados são Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O seguro, no valor de R$ 850, é disponibilizado em cinco parcelas e começará a ser pago ainda neste mês, de acordo com o calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. Estão contemplados os agricultores que aderiram ao programa e tiveram perdas de no mínimo 50% da produção devido à seca.
Os recursos provêm do Fundo Garantia-Safra, no qual contribuem os próprios agricultores, os municípios, os estados e a União. O benefício é para agricultores familiares com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo, que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, mandioca, arroz ou algodão e que vivem em municípios sistematicamente sujeitos a perda de produção em função da seca da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
A coordenadora geral do Garantia-Safra, Dione Freitas, ressalta a importância do programa para os agricultores do Nordeste e do Semiárido Brasileiro, bem como para os gestores municipais: “O Garantia-Safra é uma ação preventiva com o objetivo de mitigar os efeitos da seca na renda desses agricultores, que já é muito baixa. Desta forma, é fundamental que os estados, prefeituras e os agricultores façam suas adesões antes de acontecer o fenômeno da seca”.
Por -Blog do Diomar Araujo
Comente
Nenhum comentário :