Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

APOIE NOSSO TRABALHO! PIX PARA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR


 

Aprece deve propor articulação em favor da Usina de Biodiesel de Quixadá

Resultado de imagem para Usina de Biodiesel de Quixadá
Preocupado com o impacto do encerramento das atividades da Usina de Biodiesel de Quixadá, no Ceará – equipamento da Petrobras Biocombustível, subsidiária da Petrobras; o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, estuda a possibilidade de realizar um movimento envolvendo diversos órgãos parceiros, o Governo do Estado e algumas prefeituras cearenses. A ideia é realizar um amplo debate sobre a viabilidade sócioeconômica de continuar o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, em processo de extinção, em nível estadual.

De acordo com Expedito, é fundamental estimular a discussão em fórum adequado, principalmente com o Governo do Estado, a sociedade civil e parlamentares; além de órgãos como a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Feac) e dos gestores dos 16 municípios que serão diretamente impactados pelo fechamento da Usina, agendado para 1º de novembro, de acordo com o Plano de Negócios 2017-2021 da Petrobras Biocombustível. “Queremos chamar para o diálogo todos que possam contribuir com propostas de ações e soluções alternativas para que a Usina siga em funcionamento no Ceará”, defende Expedito, enumerando idéias preliminares como a cessão da mesma para o Governo do Estado ou sua venda para alguma empresa comprometida com as diretrizes do Programa, a contarem com subsídios estaduais.

Repercussão

A sociedade, os empregados e o Governo do Estado reagiram ao anúncio da Petrobrás Biodiesel, no último dia 7 de outurbo, de encerrar as atividades da usina de Quixadá já no próximo dia 01 de novembro, sem qualquer definição sobre seu destino. Todos temem pelo sucateamente do equipamento, e pelas questões ambientais e sociais de seu fechamento.

Desde então, vários grupos vêem se reunindo para estudar uma solução alternativa de utilização da usina, que não passe pelo seu fechamento. Esta solução, ainda que a Petrobras não reverta sua decisão, deve passar desde a cessão, arrendamento ou venda, com a solicitação de um prazo maior para que as propostas possam ser apresentadas a Petrobras em tempo hábil.

Sobre a Usina

Atualmente, a Usina de Biodiesel de Quixadá emprega diretamente 134 pessoas sendo 41 próprios e 93 terceirizados. Além disso, é responsável por centenas de empregos indiretos de prestadores de serviços e fornecedores. Na área agrícola, apesar da extrema redução pela qual passou nos útimos anos, tem ainda hoje 2.072 agricultores familiares de 16 municípios com contratos vigentes até 2020.

A Usina tem capacidade para produzir até 108 milhões de m³/ ano de biodiesel, cujas matérias primas são mamona, soja, algodão, sebo animal, óleo de gordura residual e de peixe e dendê. Conta com equipamentos de última geração com excelente tecnologia.

Fonte: Aprece
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]