Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

APOIE NOSSO TRABALHO! PIX PARA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR


 

APROVADO NA AL PROJETO DA DEPUTADA VALÉRIA MACEDO QUE PRORROGA MANDATO DE CONSELHEIROS TUTELARES


Valéria Macedo

Os deputados estaduais do Maranhão aprovaram, nesta quarta-feira (3), o projeto de lei que prorroga o mandato dos conselheiros tutelares empossados nos anos de 2010, 2011 ou 2012 em todos os municípios do Maranhão, até a posse daqueles escolhidos no primeiro processo unificado, já marcado para 4 de outubro de 2015.


A medida segue a determinação de Lei Federal 12.696, de 25 de julho de 2012, que anteriormente havia unificado o processo de escolha para os referidos cargos em todo território nacional. O projeto de lei segue à sanção do Poder Executivo.


A aprovação em plenário aconteceu em uma sessão extraordinária, logo após receber parecer favorável e em conjunto dos membros das comissões de Constituição e Justiça e Administração Pública.


A questão hoje mesmo foi enviada a Governadora Roseana Sarney para apreciação do projeto. A Governadora no prazo legal de quinze dias pode sancionar ou vetar o projeto aprovada pelo Poder Legislativo.


Os conselheiros municipais festejaram a aprovação pelo Poder Legislativo e agora estão empenhados para que a Governadora Roseana Sarney sancione o projeto, pois o mesmo decorrente do legítimo exercício da competência legislativa concorrente da Assembléia resolve uma lacuna legal, representa uma medida de bom senso, não tem custo nenhum para os municípios e muito menos para o Estado do Maranhão e, o que é fundamental permite a continuidade dos serviços prestados pelos conselheiros na proteção da criança e da infância.


A autora do projeto Deputada Valéria Macedo (PDT) disse que “a Assembléia Legislativa cumpriu bem o seu papel e fez uma arbitragem política adequada, constitucional e muito bom senso”, acrescentando que “espera que a projeto seja sancionado pela Governadora Roseana Sarney, pois envolve mais três mil conselheiros titulares e suplentes em todos os 217 municípios do Estado do Maranhão”.


Com a medida, os atuais mandatos ficam em vigência até 31/12/2015 quando tomarão posse os conselheiros que serão escolhidos no primeiro processo unificado.


A votação foi encaminhada pela autora, mas teve papel fundamental a intervenção do Deputado Max Barros, que levantou questão de ordem no sentido de que o projeto fosse logo apreciado, o Presidente Arnaldo Melo agiu como Magistrado e submeteu a questão a todos os líderes que aprovaram a questão. (Assessoria)


Fonte: Josuel Moura
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]