Audiência pública em Pentecoste vai discutir ações emergenciais
A deputada estadual Bethrose (PRP) solicitou ontem durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa audiência pública, a ser realizada na região do Vale do Curo, para discutir ações dos governos federal e estadual no combate aos efeitos da seca verde.
Segundo Bethrose, o intuito da audiência é fornecer mais informações a pequenos agricultores sobre como executar projetos de irrigação e distribuição de água com incentivo do poder público. A parlamentar disse que em todo o Nordeste, 595 municípios estão sendo abastecidos com água de carros-pipa, o que abrangeria 12 milhões de nordestinos atingidos pela seca verde. “A situação é emergencial e merece medidas capazes de amenizá-la”, disse.
A solicitação foi feita um dia depois da presidente Dilma Rousseff (PT) ter se reunido com os governadores da Região, em Aracajú (SE), para anunciar uma linha de crédito e medidas para estimular a pecuária das áreas atingidas pela estiagem.
De acordo com a parlamentar, a presidente Dilma prometeu ao governador Cid Gomes (PSB) o adiantamento do Seguro Safra, que deve incrementar à economia do Estado em R$ 127 milhões nos próximos cinco meses.
O deputado Lula Morais (PCdoB) elogiou a iniciativa da presidente, destacando que acredita que os recursos irão minimizar os danos sofridos pelo homem do campo. “As chuvas irregulares não permitem uma produção segura e alguns municípios do Ceará já perderam acima de 50% da safra”, comentou o deputado.
Ele destacou que a presidente se comprometeu a abastecer o caixa do Ministério da Integração Nacional com R$ 2,7 bilhões. Entre as medidas anunciadas por Dilma, o deputado destacou a concessão de crédito para pequenos produtores e a recuperação de poços artesanais.
Fonte: O Povo
Labels
Notícia
Comente
Nenhum comentário :