Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

APOIE NOSSO TRABALHO! PIX PARA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR


 

Comissão debate preparação para 2ª Conferência Nacional da Juventude


A Comissão da Juventude da Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta terça-feira (26/04), audiência pública para discutir os temas que estarão em pauta na 2ª Conferência Nacional da Juventude, que acontecerá em Brasília, entre 9 e12 de dezembro. O presidente da Comissão, deputado Júlio César Filho (PTN), destacou a importância do debate para informar e esclarecer jovens de todo o estado sobre os assuntos que serão debatidos, como a capacitação profissional.

A deputada Eliane Novais (PSB), que propôs a audiência, afirmou que “a Conferência definirá temas que vão nortear investimentos e políticas públicas para a juventude em todas as esferas governamentais e debater prioridades, como o acesso ao mercado de trabalho e a situação da mulher jovem”.

Eliane destacou que os jovens ganharam uma força inédita no Brasil nos últimos anos, e ressaltou a criação do Plano Nacional, da Secretaria Nacional e das coordenadorias e conselhos estaduais e municipais da Juventude. “É preciso entender o jovem como agente de transformação e como elo capaz de influenciar gerações passada (a dos seus pais), presente e futura (dos seus filhos e netos)”, acentuou a parlamentar.

O coordenador de Políticas Públicas da Juventude do Estado, Ismênio Bezerra, destacou a importância da Conferência para discutir e propor a criação de políticas públicas e dotações orçamentárias voltadas para o jovem. “Essas ações não devem ser direcionadas apenas para a educação, mas também para a cultura, esporte, capacitação profissional e acesso à informação e ao mercado de trabalho”, ressaltou Ismênio, que citou temas que farão parte da Conferência, como segurança, juventude no campo, acessibilidade e inclusão social.

O deputado Danniel Oliveira (PMDB) afirmou que a questão das drogas e a capacitação profissional, “para suprir a carência de mão de obra especializada em todo o País”, devem ser prioridade entre os debates da Conferência. “Temos que fazer algo imediatamente e levar ações de prevenção ao uso de drogas para as escolas e para o interior do estado”, acrescentou Danniel.

Lideranças da juventude destacaram que um dos temas da Conferência será a avaliação do que foi ou não foi realmente efetivado dentre as propostas apresentadas na 1ª Conferência. “A violência e a inclusão de jovens negros pobres e homossexuais também devem fazer parte da pauta da Conferência. Afinal, os jovens são os que mais matam, mas também os que mais morrem no Brasil”, disse o presidente da Juventude do PSB, Airton Mendonça.

Também participaram da audiência Cristiano Ferreira integrante do Conselho Nacional da Juventude; Vinicius França, do Conselho Municipal da Juventude de Fortaleza; o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) Ivo Braga; e representantes de diversas entidades juvenis como a Juventude Negra kalunga, o Cia Bate Palmas, ProJovem Urbano de Fortaleza e do Ceará, Projeto Ronda Cultural e Movimento Hip Hop Organizado do Brasil (MH2).
 
Fonte: Assembleia Legislativa
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]