Hospital Regional Norte será licitado em novembro
Empreendimento será o maior do Estado, com 269 leitos
Colônia de pescadores é criada
O processo de licitação das obras de construção do Hospital Regional Norte (HRN) terá início no próximo dia 20 de novembro. A data foi definida ontem pelo governador Cid Gomes. Localizado em Sobral, será o maior hospital do Estado, com 269 leitos e capacidade para 1.170 internações por mês. O investimento é de R$ 133,5 milhões para atender uma população de 1,5 milhão de habitantes de toda macrorregião Norte do Estado, formada por 61 municípios.
Dos 269 leitos, 10 são de UTI neonatal, 10 pediátricas, 20 para adultos e ainda 30 unidades semi-intensiva. O novo hospital dará à população acesso a assistência especializada na própria região. A porta de entrada é o serviço de urgência e emergência em clínica médica, pediatria e cirurgia. O foco desse serviço está no paciente com trauma.
O equipamento de imagens terá funcionamento 24 horas, incluindo ressonância magnética, tomografia computadorizada, angiologia, endoscopia digestiva e respiratória, ultrassonografias. A Casa de Assistência à Saúde Reprodutiva da Mulher, voltada para a saúde feminina, será responsável pela atenção aos casos de risco. No espaço, serão oferecidos serviços de emergência obstétrica e ainda ambulatórios para gestantes de risco. O objetivo é assistir melhor a mulher e reduzir a mortalidade materna.
Enquanto isso, aproximadamente 40% das obras do Hospital Regional do Cariri estão concluídas depois de sete meses do início dos serviços. Estão sendo disponibilizados 209 leitos para atender a população de 1,3 milhão de habitantes de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo com serviços especializados em diversas áreas, como cardiologia, tramato-ortopedia, urologia, mastologia e gastroenterologia.
CEO e Policlínicas
O governador sancionou ainda a lei que cria os 14 primeiros consórcios gestores de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Policlínicas. Ao todo, 21 consórcios serão formados entre o governo estadual e as prefeituras municipais, com a função de administrar as novas unidades de saúde. O ato foi realizado durante reunião com prefeitos da região da Ibiapaba, que terá o CEO de Ubajara inaugurado no próximo dia 9 de outubro
Fonte O Estado
Labels
Notícia
Comente
Nenhum comentário :