Heitor propõe criação de frente em defesa da educação nos municípios
O deputado Heitor Férrer (PDT) destacou durante a sessão plenária desta quinta-feira (10/09), matéria publicada na edição de 31 de agosto da Revista Época, na qual o Ceará é apresentado como um Estado cujo ensino está abaixo da média nacional, mas tem o maior número de medalhistas em olimpíadas de química, física e matemática. Ele defendeu a mobilização da população e dos parlamentares para que se possa criar uma frente, com o intuito de cobrar dos gestores municipais a melhoria da educação nas cidades cearenses.
Conforme o pedetista, grande parte dos alunos cearenses que participam de olimpíadas estudantis integra as classes mais pobres da sociedade. De acordo com a matéria, das 670 medalhas brasileiras em competições acadêmicas mundiais, 260 foram ganhas por cearenses. A Revista questiona o fato de alguns dos melhores estudantes do País surgirem num Estado em que a estrutura de ensino deixa tanto a desejar. Ainda segundo a Revista, a resposta é que o Ceará simboliza como nenhum Estado o fosso entre escolas públicas e privadas.
Para Heitor, a matéria traz à tona um problema que já é conhecido de todos, que é o da falta de qualidade do ensino e de estrutura das escolas. Ele disse que no Rio de Janeiro, o Governo do Estado está implantando a Escola de Tempo Integral no Morro do Alemão, com o objetivo de tirar os jovens das ruas. “Com certeza isso irá contribuir para a diminuição da violência naquela comunidade”, pontuou.
Em aparte, o deputado Guaracy Aguiar (PMDB) chamou atenção para o comportamento das escolas privadas que, segundo ele, cobram muito dos pais, e no final transmitem conhecimento aos alunos, mais não formam cidadãos.
LF/JU
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
Labels
Notícia
Comente
Nenhum comentário :