Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

GOVERNO CID NEGA,MAS LULA NÃO DESMENTE REUNIÃO PARA APOIAR TASSO AO SENADO

Diferente do Governo Cid, o Planalto não negou o encontro do presidente Lula com o governador Cid Gomes e o deputado federal Ciro Gomes para tratar da implosão da candidatura ao Senado do ministro José Pimentel. O objetivo de Cid e de Ciro Gomes era apoiar a reeleição do senador Tasso Jereissati. A proposta de lançar apenas o deputado federal Eunício Oliveira fracassou. Lula vetou essa manobra e reafirmou a candidatura de Pimentel a senador como também a sua disposição de se engajar nesse projeto de 2010 pois deseja derrotar Tasso.

Surpreendido com o vazamento da notícia no jornal Folha de São Paulo que relatou o seu esforço de barrar a candidatura de Pimentel para agradar o senador Tasso Jereissati, o Governo Cid não tinha outra alternativa a não ser negar o encontro com o presidente Lula. Em nota oficial encaminhada ao jornal OPOVO - a assessoria de comunicação discriminou o portal CearaAgora.com.br ao não enviar também essa nota - o Governo Cid fala que o último encontro dele com Lula ocorreu no dia 31 de agosto e na ocasião o Governador não tratou com o presidente da escolha dos candidatos ao Senado no Ceará.

O impasse está posto. O Governo Cid nega ter tido reunião com o presidente Lula para barrar a candidatura de Pimentel e assegurar apoio a reeleição do senador Tasso Jereissati. O Planalto não veio a público com nenhum desmentido. O detalhe dessa operação do Governo Cid é que a nota negando o encontro não foi enviada ao jornal Folha de São Paulo que publicou a informação. Nesta segunda, 7, a Folha não traz nas sessões de cartas ou na coluna Painel que originalmente publicou essa notícia sobre o veto de Lula a estratégia de Cid e de Ciro Gomes de barrar a candidatura de Pimentel ao Senado nenhum desmentido do governador Cid Gomes. Ou seja, o Governador não quis se confrontar nacionalmente com esse fato. Limitou-se a negá-lo no Ceará. Leia mais sobre assunto em matéria do jornal OPOVO:


O jornal Folha de S.Paulo noticiou ontem que Cid e Ciro Gomes se reuniram com Lula, para pedir que Eunício Oliveira (PMDB) seja o único candidato ao Senado no Ceará pela base aliada

A assessoria de imprensa do Governo do Estado negou ter havido reunião entre os irmãos Ciro e Cid Gomes (ambos do PSB) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual o deputado federal e o governador teriam feito sondagem sobre a hipótese de Eunício Oliveira (PMDB) ser o único candidato ao Senado pela coligação PT-PSDB-PMDB.

A informação, publicada ontem na coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, diz que a intenção dos irmãos seria “facilitar a vida de Tasso Jereissati (PSDB)”, virtual candidato à reeleição.

Lula, de acordo com o jornal, teria respondido que, por ele, o ministro da Previdência, José Pimentel (PT), ocupará a segunda vaga da coligação e concorrerá justamente para derrotar Tasso, uns dos principais opositores do Governo Federal.

A assessoria de imprensa do Palácio Iracema informou que o último encontro entre Cid Gomes e o presidente Lula ocorreu na semana passada, no dia 31, quando o governador participou, em Brasília, do lançamento do marco regulatório pré-sal.

Na ocasião, Cid protestou contra a pressão dos governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que querem privilégios na divisão dos royalties do pré-sal. Ainda segundo assessoria, há duas semanas, houve um jantar entre Lula e representantes nacionais do PSB. Nele, estiveram presentes Ciro e Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente nacional do partido. Cid Gomes não participou. A coluna Painel não informa a data do suposto encontro - diz apenas que foi “recente”.

2010
A disputa pelo Senado tem, até agora, dominado as negociações pré-eleitorais no Ceará. Eunício é o único candidato que já conta com o apoio do governador, por acordo firmado em 2006.

A polêmica está na segunda vaga que estará em disputa. O PT, principal aliado do Governo, reivindica a candidatura. Por outro lado, o PSDB, que também integra a base de Cid, deve lançar Tasso Jereissati, amigo e aliado histórico dos Ferreira Gomes, à reeleição.
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]