Construindo o município que queremos

Por Nonato Furtado
Desenha-se um novo contexto na história política e social do município de Pentecoste. Dentro desse contexto, mesmo a contra gosto da administração local, o Movimento em Defesa da Escola Pública, composto por representações dos diversos setores da sociedade civil organizada, em parceria com a Escola de Formação de Governantes (EFG) levanta-se na luta em prol da participação popular e da construção de um novo Pentecoste, um município bem diferente, o município que queremos.
Não precisa ser cientista político para perceber que a história do município de Pentecoste, predominantemente oligárquica, jamais tolerou a manifestação ou participação popular. Talvez o termo “participação popular” ainda soe meio estranho para muita gente. Mas não é difícil de explicar, nem de entender: A participação popular é a soberania do povo em ação, sua expressão concreta; é o efetivo exercício do poder político pelo seu titular. Como tal, é inerente e indispensável à democracia contemporânea.
O Brasil é um país democrático, esse é um Direito Constitucional (art. 1º, caput) “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição” (parágrafo único do art. 1º). Quando falamos em participação popular a entendemos como a essência do conceito de Estado Democrático de Direito. Mas, é característico de muitos governos fingirem desconhecer, desrespeitarem, e até mesmo, nem com muito esforço, entenderem que essa característica deve ser inerente aos governos do presente século. Assim sendo, esse Movimento que originalmente dirige suas discussões em torno de questões relacionadas à escola pública, entende que a participação popular é uma questão de educação.
Dessa forma, organizamos o “Ciclo de debates: Construindo o município que queremos.” Nesse evento, teremos a participação de professores universitários, deputados (estaduais e federais) de diferentes partidos e especialistas das diferentes áreas da administração pública. Esses debates têm o objetivo de promover, em nosso município, um desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente justo e, ambientalmente sustentável. Um desenvolvimento que seja humano e includente, gerador de trabalho decente e renda para os habitantes do nosso lugar.
Diante do exposto, convidamos você e sua família para participarem dessas aulas de participação popular. Esse ciclo será um espaço para sua formação como cidadão participante e também local de ressonância de seus sonhos para nossa cidade. Lembrando a você que participação popular é uma questão de educação e educação não tem partido, tem defensores. Junte-se a nós na construção do município que queremos!
Nonato Furtado
Mestrando em Lingüística - PPGL/UFC
Professor tutor da UAB/UFC

Movimento em Defesa da Escola Pública
Labels
Notícia
Comente
Nenhum comentário :