Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Município onde o bode é rei




O bode reina soberano nas ruas no município de Tejuçuoca (a 155 km de Fortaleza), no Norte do Ceará, durante os quatro dias da Feira da Ovinocaprinocultura (Tejubode). É um monarca generoso, pelo que contam os súditos. Se não vivem de sua carne, lucram com a imagem do animal, ilustrada nas esquinas da Cidade ou costurada em camisetas e até peças de roupa íntima. O bode foi festejado de quinta-feira até ontem, no Parque de Exposição Joãozão, por produtores e negociantes, comidas regionais, manifestações artísticas e shows. Foi a oitava edição do evento.

Teve quem fosse de Fortaleza para Tejuçuoca, enfrentando os buracos na estrada, para saudá-lo ou fazer a primeira visita à sua capital. A estudante Maria Sueli Alves, 26, chegou toda animada, mesmo depois dos solavancos. “É mais pela festa de hoje à noite. Eu vim para conhecer, não sabia nem onde era Tejuçuoca!”. Bandas de forró ocupavam o palco da feira durante o dia e estiveram por lá também à noite, ao lado de outras atrações, como Amado Batista, na sexta-feira.

Maria Sueli ficou hospedada na casa de parentes de um amigo. Outros visitantes se encaixaram num serviço de pousada domiciliar, em que os moradores cadastraram as casas para aluguel. Receber quem vai de fora, além de mais uma oportunidade de aumentar a renda, é uma preocupação da Prefeitura, já que na cidade de 16.300 habitantes há apenas um hotel-fazenda e uma pousada. A estimativa é de que o número de pessoas em Tejuçuoca triplique durante a festa.

A grande expectativa dos criadores, além das exposições e concursos de animais, era pelas negociações. Unidades do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste estiveram no local para atender quem precisasse de empréstimos para investimento. O secretário de agricultura de Tejuçuoca, Paulo César Braga, diz que a inovação deste ano foi lidar também com a bovinocultura. Mas o principal incentivo, durante todo o ano, é mesmo para a criação de caprinos. A vocação do Município foi evidenciada por um estudo do BNB e a Tejubode ajudou a impulsionar e economia local e o aumento dos rebanhos. “A feira mudou a cara de Tejuçuoca”.


Fonte:OPOVO
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]