Queremos a (UAB) em Pentecoste
O que é um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Pólo UAB
O programa UAB funciona com o apoio de pontos estrategicamente localizados chamados Pólos de Apoio Presencial. São espaços físicos mantidos por municípios ou governos de estado que oferecem infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos UAB.
Os pólos estão estrategicamente localizados em microregiões e municípios com pouca ou nenhuma oferta de educação superior. A proposta de criação de um Pólo Municipal de Apoio Presencial parte do próprio município ou do governo de estado que enviam projetos conforme abertura de Edital.
Estes projetos apresentam detalhes de infraestrutura física, logística de funcionamento, descrição de recursos humanos para o pólo funcionar, bem como uma lista dos cursos superiores pretendidos para o município, com respectivos quantitativos de vagas ofertadas.
Cursos
Os cursos oferecidos pelo programa UAB possuem foco na formação de professores e administração pública. Estes cursos têm como objetivo atender professores da rede pública de ensino básico melhorando suas qualificações e, por conseqüência, a qualidade do ensino nas regiões atendidas por pólos UAB. Os cursos ofertados são de graduação(bacharelado, licenciatura e tecnólogo), seqüencial, pós- graduações lato sensu e stricto sensu. Estes cursos são ofertados por instituições de educação superior (universidades ou CEFETs) que os ministram a distância. A instituição possui como ponto de apoio presencial aos alunos os pólos localizados em municípios estratégicos. Por isso os projetos pedagógicos são definidos com foco na educação á distância utilizando o apoio de novas tecnologias.
O Movimento em Defesa da Escola Pública realizou um importante debate sobre a Implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Pentecoste, destacando suas vantagens, limites e possibilidades.
Estiveram presentes:
Dep. Federal: Ariosto Holanda (PSB-Ce)
Pró-Reitor de Graduação da UFC: Prof. Custódio Luís
Prof. e Coordenador de Formação e Aprendizagem Cooperativa da UFC: Manoel Andrade
E cerca de quinhetas pessoas se reuniram no Auditório da Escola Francisco Sá.
Neste sábado dia 18 de julho de 2009.
O prefeito Municipal de Pentecoste, João Bosco Pessoa Tabosa e a Secretária de Educação Lucilene Meneses não compareceram ao evento.
Labels
Notícia
Comente
Nenhum comentário :